Para Alguém Insubstituível


  PAI.jpg

  Achava que andava por caminhos próximos ao seus, quando na verdade estava me afastando de você.De repente tudo mudou, o pior aconteceu, tinha te perdido… pro resto da minha vida, assim de maneira súbita, sem últimas palavras, sem um abraço de despedida, foi assim que tudo aconteceu. Você sempre forte, quando na verdade precisava de proteção, sei que não queria ser frágil e que não precisava de minha proteção, mas deveria ter te abraçado, deveria ter te apoiado, deveria ter te ajudado, deveria ter dado mais importância ao que acontecia, deveria ter ficado ao seu lado. Deveria ter aproveitado mais a sua companhia, porém, na sutileza dos acontecimentos, não percebi o que estava realmente acontecendo, que a cada dia estava te perdendo, em nenhum momento me passou pela cabeça que estava prestes a partir. Não podia prever que o seu tempo se esgotava, que seus últimos momentos aconteciam.

     Quando doente, se fez forte. Mesmo machucado, ainda se importava. Mesmo fraco, ainda me dava suporte. Fui burro em não me atentar aos detalhes, eu não fazia ideia de que a cada dia que acordava pensava que poderia ser o último, que achava não conseguir chegar nem a viver o seu último natal e que nossa presença era essencial para você naquele ano. Queria ter notado esses detalhes antes para que pudesse ter ficado mais tempo com você, ter cuidado de você, mas eu era apenas um garoto que já deveria ser um adulto e por ainda ser um garoto naquela época, não sabia o valor do tempo, o valor dos momentos, o valor de seu amor por mim. Me culpo por ter andado em direção oposta, mesmo que meu maior desejo fosse estar perto de você, ter sua atenção, ter conversado mais com você, ter tido mais momentos para guardar com você.

     Tudo já aconteceu, não há como mudar, a história já foi escrita, sua história está mais do que concluída. Agora me resta apenas recordar sua existência, silenciosamente, em cada manhã, a cada tarde, em cada noite, em cada tempestade. Ah! As tempestades! Você adorava observar as tempestades, isso ainda é algo que compartilho com você, algo que me aproxima e me faz lembrar você, ainda me encanto com a fúria da natureza e isso me faz pensar em você. Cada vez que me deito, desejo que em meus sonhos esteja para matar um pouco da saudade que sinto a cada segundo de você. O tempo é um pouco traiçoeiro, a medida que os segundos passam, aumenta a saudade, mas infelizmente vou perdendo um pouquinho mais de você. A medida que o tempo passa, seu rosto vai perdendo seus detalhes em minha mente, meus ouvidos vão esquecendo o timbre de sua voz e até nossos momentos vão se embaralhando em minha memória. Sua ausência se faz presente a todo momento, todo esse sentimento, é uma saudade enorme dentro de meu peito. Você é especial para mim, desperdicei meu tempo com você deixando de lhe dizer sobre os sentimento que habitavam dentro de meu ser. Sentimentos e palavras que gostaria de lhe dizer, agora são apenas pensamentos trancados sem poderem chegar até você. Acredito que tenho aprendido com a vida muitas coisas, acredito que cresci, me tornei um homem, porém não sei se me tornei um homem do qual iria se orgulhar, nem sei se deixei de ser um garoto inconsequentemente perdido em busca de meu próprio caminho. Venho por anos tentando ser alguém nessa vida, mas não sei se um dia conseguirei, não sei se conseguirei ser tão especial para alguém assim como você foi para mim. Meus caminhos são tortos, não tenho sua coragem, não tenho mais seu amor a me aquecer. Gostaria de lhe pedir conselhos, gostaria de partilhar meus sentimentos, gostaria de contar que mesmo sendo adulto ainda tenho medos, gostaria de te ouvir dizer que tudo ainda ficará bem, gostaria de que me ensinasse a sobreviver, gostaria poder rir com você. Sinto falta de suas piadas, de sua fúria, de te ouvir me xingar, de ouvir seu choro, de sentir sua alegria, de perceber seu mau humor, de me sentir seguro, de discutir com você e no fim nos entender.

     Hoje sei que as pessoas tem suas falhas, assim como sei reconhecer as minhas. Você me ensinou a pedir desculpas quando se está errado, quantas vezes você se viu errado? Sei que muitas vezes e presenciei sua humildade ao se desculpar, porque era humano suficiente para reconhecer suas falhas, tinha ciência de seu temperamento explosivo. Você sempre teve caráter, nunca gostou de mentiras, apesar de já ter mentido (e quem nunca?), mas sempre foi íntegro em sua essência. Sempre ajudava os outros quando podia, mesmo quando “os outros” abusavam de sua boa vontade, sempre fora atencioso com seus pais, sempre se importou. Não se importava com o julgamento dos outros, mas temia os nossos julgamentos, sabia que era imperfeito e temia errar conosco. Mas sério? Nunca deveria ter se preocupado com nosso julgamento, sempre amei essa sua confusão, sempre amei você do jeito que sempre foi, não precisava se preocupar, seus acertos eram mais preciosos do que seus erros. Queria poder ter dito tudo isso a você, poder dizer que você era perfeito a sua maneira para mim. Queria poder ter sua perfeita imperfeição perto de mim outra vez.

     Esses dias estávamos a falar de você, aliás, vejo muito de você nela, seu jeito e temperamento parecem refletidos na personalidade dela. Ela também te amou e ainda te ama muito, tinha um ciúmes danado de você, era um grude com você, afinal ela era sua princesa, a conexão dela com você sempre foi assim forte. Apesar de não demonstrar, sei que ela também sente sua falta na mesma proporção, pois falar sobre você é uma das poucas coisas que mexem com essa menina mulher. Você pode se orgulhar dela, em meio aos erros e acertos, ela tem se tornado uma grande mulher, tem tentado conseguir seu espaço, procurar seu próprio caminho, ela é forte e independente, gentil e áspera quando quer. Todos comentem erros e ela também, mas acredito que ela está conseguindo se virar sem seu apoio, sem sua presença. Eu tento ser alguém com quem ela pode contar e confiar, não sei se consigo, mas tento. Queria poder protegê-la do mundo, queria poder ensinar algo a ela, dar todo o apoio que ela precisar, porém mais uma vez não sei se sou capaz de proporcionar isso a ela, sinto que ela não precisa de mim. Não sei ser o protetor dela, nunca poderei proporcionar a ela o que ela recebia de você, mas irei continuar tentando pelo menos ser alguém que um dia ela possa se orgulhar e poder se espelhar, mas talvez eu não consiga ter essa importância para ela. Me desculpe mais uma vez por não poder dar essa proteção a ela! Talvez ela me ofereça muito mais do que eu ofereço a ela, afinal ela me lembra você, ela tem sua marca e isso me conforta e me encanta. Queria ser capaz de proporcionar muitas coisas a ela, mas o que está ao meu alcance é estar perto dela, assim como eu queria você perto de mim, até o momento que ela tiver de voar para se aventurar em sua própria vida.

     Sei que já escrevi vários textos sobre você, mas este é o mais sincero relato sobre você. Sua partida me ensinou muito, porém com ela também me afundei. E tudo o que sinto hoje é culpa minha porque desperdicei o tempo que tinha perto de você. Há anos venho escrevendo textos sobre você, na esperança de não me perder da lembrança que me resta de você. Hoje sei que o adulto também sofre, que o adulto também se machuca e espero nunca tê-lo machucado, principalmente, por nunca ter te falado o quanto te amei em todos aqueles anos. Se eu soubesse que adultos também sofriam, eu teria dado mais atenção a você, teria te abraçado apertado e te ajudaria a lutar para ficar.

     Sei que nunca quis que eu ficasse lamentando sua partida por anos, mas é inevitável não mergulhar nessa imensidão de sentimentos que sua partida trouxe a vida. Estou perdido no momento, pensando em que estrada seguir, saiba que mesmo em dias de derrota, continuo lutando pelo melhor. Esse desabafo não é muito sobre mim, nem tanto sobre você, esse texto não é sobre mentiras ou muito menos sobre verdades, esse relato não é sobre o passado, nem presente e nada sobre futuro, esse texto é sobre o amor que ainda sagra por não mais ter você. Queria que fosse uma linda homenagem, mas acabou se tornando um sincero desabafo sobre a perda de alguém, sobre a perda de você.

    Desejo poder ter mais uma conversa sobre você, talvez esse texto seja uma forma de imaginar nós dois conversando mais uma vez. Gostaria de dar boas notícias sobre mim, falar que estou indo bem, mas a verdade é que no momento eu nem sei por onde começar a caminhar pela bagunça que me tornei, estou apenas a desabafar, clamando por sua atenção, por alguma forma de direção.

     Em noites quentes com o céu estrelado, ando sozinho a pensar, olhando as estrelas e tentando imaginar alguma forma de te falar pessoalmente o que estou a relatar. Minhas lágrimas para você são o sinal de que ainda te amo, são a saudade de sentir o seu amor a me alcançar, espero que de alguma forma essa mensagem chegue em algum lugar perto de você. Sei que não está mais machucado, sei que não está mais doente, sei que não está mais sofrendo, mas sei que meu amor ainda pode me transformar. Me tornei essa bagunça, mas ainda continuo lutando, mesmo estando em luto eterno, sei que para chegar até você é preciso largar de suas mãos e crescer, estou partindo para um dia poder se orgulhar e enfim poder te abraçar sem essas lágrimas a me adoecer. Vou mais uma vez tentar encontrar meu caminho sem você, mas saiba que eu te amo eternamente, essas são as palavras que espero que cheguem até você. Mesmo que seja tarde, o seu amor ainda queima dentro de mim e essa é a sanidade que me faz forte, então caminharei em qualquer direção, sempre seguindo em frente, esperando a cicatrização desse meu coração, me perdoando por te perder para poder enfim viver, pois esse é o certo a se fazer até que essa mensagem chegue perto de você.

Para Alguém Insubstituível. Te amo PAI!

OBS: Perder alguém importante nunca é fácil, temos todo o direito de ficarmos tristes, de ficarmos em luto, pois a vida sem aquela pessoa amada é difícil, porém temos de ser fortes para continuar.

OBS2: TODOS IREMOS MORRER, ENTÃO VIVA!

OBS3: O tempo não apaga a marca que alguém deixa em você e a saudade não diminui, o que temos que saber é aprender a conviver com essa saudade de quem se foi.

OBS4:FAÇA AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA, SABER QUE VOCÊ AS AMA, ENTÃO VÁ AGORA FALAR UM EU TE AMO BEM CALOROSO, NÃO PERCA TEMPO! 

Paternidade.jpg

5 comentários em “Para Alguém Insubstituível

Deixe um comentário

