Dia Internacional da Diabete / World Diabetes Day


English Version Available Here
world-diabetes-day-logo

Hoje é dia 14 de novembro e essa data foi escolhida para conscientização da diabete. E quero aproveitar esse post para espalhar essa mensagem muito importante, porque diabete é uma doença silenciosa e que traz muitas complicações. Mas antes de falarmos sobre a diabete, vamos entender um pouco sobre o que é a campanha.

A campanha do Dia Mundial da Diabetes tem como objetivos:

  • Ser a plataforma para promover os esforços de defesa do IDF durante todo o ano.
  • Ser o condutor global para promover a importância de tomar ações coordenadas e concertadas para enfrentar o diabetes como uma questão crítica saúde global.

 A campanha é representada por um logotipo de círculo azul que foi adotada em 2007. O círculo azul é o símbolo global da consciência do diabetes. Ela significa a união da comunidade global de diabetes em resposta à epidemia de diabetes.

O tema do Dia Mundial do Diabetes (WDD) 2016 será “Olhos no diabetes ‘. As mensagens de orientação fundamentais para a campanha são:

  • Triagem para o diabetes tipo 2 é importante para modificar seu curso e reduzir o risco de complicações.
  • Triagem para complicações do diabetes é uma parte essencial da gestão de todos os tipos de diabetes. 

E por que esses dois tópicos são importantes? Porque muitas vezes a diabetes é silenciosa, você pode estar com nível alto de glicemia e não sentir nenhum sintoma disso, por isso é importante realizar exames de sangue com frequência, porque essa é realmente a única maneira de saber que você está saudável e isso vale para todos com qualquer idade e peso. Mais uma vez a diabetes é silenciosa e apesar de algumas características básicas, ela pode ocorrer em qualquer período da vida e em qualquer pessoa, independente se for magra ou gorda, lógico que quem está com alguns quilos a mais tem uma predisposição maior, mas isso não excluí, caso você seja magro, do risco de estar com diabetes. Então a melhor maneira para se prevenir é realizando exames de sangue com regularidade para saber se está tudo certo com sua saúde. E fazer triagem para as complicações da diabetes também é importante, então se você descobriu que tem diabetes é super importante que nunca deixe de ir ao médico frequentemente e tente controlar os níveis de glicemia no sangue, além de fazer exames para saber se a diabetes não está gerando outros problemas em seu organismo, por exemplo, quem tem diabetes pode desenvolver problemas no rim, então é necessário que ao saber da diabetes, além de tentar controlar a glicemia, é bom checar com frequência se os rins estão funcionando normalmente através de exames, então fazer uma triagem referente as complicações da diabetes é super importante, pois pode ajudar a antecipar diagnósticos de problemas causados pela diabetes.

DADOS SOBRE A DIABETES

  • 1 em cada 11 pessoas tem diabetes. (Aproximadamente 415 milhões).
  • 1 em cada 7 nascimentos é afetado pela diabetes gestacional.
  • 46% das pessoas com diabetes não é diagnosticada.
  • O Brasil é o terceiro país com maior número de crianças com diabetes tipo 1.
  • A diabetes é um das principais causas da cegueira.
  • A diabetes impacta a economia dos países e sistemas de saúde pública.
  • A cada 6 segundos, uma pessoa morre por causa da diabete. (5 milhões de mortes

As informações em azul foram retiradas do site da campanha, caso queira conferir e se informar mais sobre a diabetes, entre no site: www.idf.org

A todos que leram esse post e tem diabetes ou casos na família ou mesmo sem histórico da doença na família, cuidem de sua saúde, façam exames de 6 em 6 meses ou anualmente, mas se preocupem com sua saúde!

Eu conheço amigos que tem diabetes, já tive familiares que tinham diabete e eu tenho diabetes!

Eu tenho 26 anos e há quase um ano descobri que tenho diabetes, vou confessar que não está sendo fácil para mim, uma pessoa que adora doces ter que evitar porque realmente não posso ingerir açúcar por já ter um nível alto de açúcar em minha corrente sanguínea. Eu descobri depois que os sintomas apareceram devido ao alto teor de açúcar no sangue, estava eu vivendo minha vida normalmente e aos pouco eu fui ficando cansado, mas não sabia o que era. Esses cansaços foram aumentando a um ponto de eu chegar a simplesmente a trabalhar e dormir, só fazia isso do meu dia, ia trabalhar pensando na hora que eu poderia chegar em casa e me deitar na cama e quando chegava em casa dormia até o outro dia para ir trabalhar, e mesmo assim eu acordava totalmente esgotado de tão cansaço e passava o dia inteiro péssimo. Eu não consigo explicar como era esse cansaço, o que eu posso dizer que era um cansaço que doía na alma, sabe era um cansaço tão grande que parecia chegar a doer nos ossos e eu não tinha vontade de nada. Percebendo esse excesso de cansaço marquei médico, mas como não tenho plano de saúde, tinha que esperar um mês até passar de fato na consulta médica pelo SUS. Então nesse período, comecei a sentir muita sede, bebia quantidades enormes de água, a ponto de eu ter que ir no banheiro de 40 a 60 minutos, então outro caos se instalou em minha vida, não conseguia mais dormir, porque eu acordava de 1 em 1 hora para ir ao banheiro e não conseguir dormir direto e acordar várias vezes a noite para ir ao banheiro me deixava um pouco irritado porque daí eu demorava um pouco para ir dormir para acordar para ter que ir no banheiro minutos depois.

Eis que com tudo isso acontecendo e faltando ainda umas 3 semanas para ir ao médico, para ajudar, o cansaço piora, fico mais fraco, só do fato de levantar me fazia ficar ofegante, dar três passos até a cozinha me fazia quase infartar e a sede aumentou ainda mais, ao ponto de beber uma garrafinha de água e 3 minutos minha boca e garganta totalmente seca, calma não era a diabete, para ajudar, eu estava com dengue. E no período que se está com dengue falam para gente beber bastante líquido e como eu já devia estar bebendo mais de 5 litros de água, apesar da sede, eu não aguentava mais beber tanta água e daí o que eu resolvi fazer? Ficava bebendo muito suco durante o dia todo, com muito açúcar e gelo, então o que eu achava que estava fazendo para me sentir melhor, “me hidratando”, mas na verdade eu estava piorando tudo, porque estava ingerindo cada vez mais açúcar (porque eu estava sem paladar e então tacava um monte de açúcar até o suco não parecer água para mim) e estava deixando o açúcar no sangue muito alto. Até que então tive um complicação não muito legal, tipo complicação não é legal, mas digamos que o açúcar alto no sangue me fez ter um problema, muito incomodo, mas não quero falar agora, deixa para outro dia. Após a dengue passar, continuei ainda muito cansado e a sede não passava e quando falei sobre isso e mais outro problema que surgiu, o médico do pronto atendimento pediu para que eu medisse o nível de glicemia no meu sangue, pelo que relatei tinha quase certeza de que era diabetes, dito e feito, meu nível de glicemia estava 406 mg/dl, então aí descobri que eu estava com diabetes e iniciou toda a minha jornada para controlar a diabetes, que ainda pretendo escrever no blog sobre isso.

Então eu queria fazer novamente o pedido, cuide de sua saúde e faça exames de sangue regularmente. A diabetes ela é silenciosa, no meu caso eu só descobri porque senti os sintomas porque o açúcar no meu sangue estava muito alto. Mas devemos estar sempre alertas, porque eu conheço pessoas que descobriram a diabetes porque estavam quase morrendo ou entrando em coma por conta dos altos níveis de açúcar. E pela diabetes ser silenciosa, ela é perigosa porque quase tudo que comemos tem açúcar e carboidratos, que vão aumentar o índice de glicemia durante a digestão, então se você não sabe que tem diabetes e for comendo as coisas sem restrição, você vai bombando seu organismo de picos glicêmicos e vai aumentando cada mais o açúcar no sangue até que chegue em um nível que você pode entrar em coma por isso.Então vamos nos conscientizar e espalhar essa mensagem!

Então se você puder, compartilhe esse post ou pelo menos compartilhe a ideia dessa campanha, em suas redes sociais, no twitter estão usando a hastag #WorldDiabetesDay e compartilhe essas informações com as pessoas a sua volta e não deixe de cuidar da sua saúde! Vamos nos unir contra essa epidemia de diabetes que está acontecendo no mundo e alertar a todos que diabetes merece destaque como um assunto importante para saúde mundial, os impactos da diabetes na saúde de uma pessoa são vários, então vamos evitar que mais pessoas desenvolvam a doença e que as pessoas diabéticas tenham força para controlar os níveis de glicemia para minimizar riscos e complicações.

BlueCircleUnite.gif

assinatura-phelipe-ingles-diabetes

e24a0fb527f8293af367928a9a611150.jpg

Today is November 14 and the date was chosen for diabetes awareness. And I wrote this post to spread this important message, because diabetes is a silent disease that brings many complications. But before we talk about diabetes, let’s understand a little about what is the campaign.

The World Diabetes Day campaign aims to:

  • Be the platform to promote IDF advocacy efforts throughout the year.
  • Be the global driver to promote the importance of taking coordinated and concerted actions to confront diabetes as a critical global health issue.

The campaign is represented by a blue circle logo that was adopted in 2007 after the passage of the UN Resolution on diabetes. The blue circle is the global symbol for diabetes awareness. It signifies the unity of the global diabetes community in response to the diabetes epidemic.

The theme of World Diabetes Day (WDD) 2016 will be ‘Eyes on diabetes’. The key messages guiding the campaign are:

  • Screening for type 2 diabetes is important to modify its course and reduce the risk of complications.
  • Screening for diabetes complications is an essential part of managing all types of diabetes.

And why are these two topics important? Because often diabetes is silent, you can be with high blood glucose level and not feel any symptoms of it, so it is important to carry out blood tests often because that’s really the only way to know that you are healthy and that goes for all of any age and weight. Again diabetes is silent, although some basic features, it can occur at any time of life and for anyone, regardless if someone is thin or fat, logical that whoever is with some extra pounds has a greater predisposition, but this doesn’t exclude anyone of the risk of being diabetic, even if the person is thin. So the best way to prevent is doing blood tests regularly to see if all is right with your health. And do screening for the complications of diabetes is important, so if you find out you have diabetes is super important that never fail to go to the doctor often and try to control blood glucose levels, and do tests to see if the diabetes is not generating other problems in your system, for example, who have diabetes may develop kidney problems, then it is necessary after knowing about diabetes, besides trying to control blood sugar, it is good to check often if the kidneys are functioning normally through examinations. So make a screening regarding the complications of diabetes is very important, because it can help anticipate problems diagnoses caused by diabetes.

DATAS:

  • 1 in 7 births is affected by gestational diabetes.
  • 46.5% of adults with diabetes are undiagnosed
  • 1 in 11 adults have diabetes (415  millions)
  • Every 6 seconds a person dies from diabetes (5.0 millions deaths)

The information in blue were copied from the campaign website, if you want to check and learn more about diabetes, visit the website:www.idf.org
To all who read this post and have diabetes or cases in the family or no family history of the disease, take care of your health, do tests of 6 in 6 months or annually, but worry about your health!

I know friends who have diabetes, I have had family members who had diabetes and I have diabetes!

I’m 26 years old and almost a year ago I discovered that I have diabetes, I confess that is not easy for me, a person who loves candy and have to avoid it because I really can not take sugar by already have a high level of glucose in my bloodstream . I discovered after symptoms appeared due to the high sugar content in the blood, I was living my life normally and the suddenly I was getting tired, but did not know what it was. These fatigues were increasing to a point where I was just working and sleeping, I was doing only this two things on my day. I went to work thinking about the time I could get home and lie down in bed and when I came home I slept until the next day to go to work, and yet I woke up totally exhausted, so tired and spent all day feeling terrible. I can not explain how it was these tired, I can say it was a weariness that hurt my soul, it was such a great weariness that seemed to come to ache in my bones and I did not want do anything beside sleeping. Realizing that excessive tiredness, I scheduled medical appointment, but I have no health insurance, so I had to wait a month to go in fact in the doctor by the public health system. Before the medical appointment, I began to feel very thirsty, drank huge amounts of water, so that I had to go to the bathroom every 60 minutes, then another chaos settled in my life, I could not sleep because I woke up every hour to go to the bathroom and could not sleep well.

Behold, with all this going on and still missing about 3 weeks to go to the doctor, I got weaker, only the fact take three steps to the kitchen made me almost have a heart attack and I got much more thirsty, to the point of drinking a bottle of water and three minutes later my mouth and throat were completely dry, calm was not diabetes, I had dengue fever. When you have dengue fever you have drink plenty of fluids and how I should have been drinking more than 5 liters of water per day, I didn’t want to drink more water, I decided drinking juice throughout the day, with lots of sugar and ice, so what I thought I was doing well to feel better, ” moisturizing”, actually I was making it worse, because I was eating more and more sugar and I was increasing the sugar levels in the blood too high. And that was how I’ve discovered that I have diabetes, because after drink too much juice with too much sugar, I got sicker and discovered that glucose levels were high, above 406 mg/dl in the day I made blood test.

So take care of your health and do blood tests regularly. Diabetes is silent, in my case I only found out because I felt the symptoms because my blood sugar level was too high. But we must always be alert, because I know people who have discovered diabetes because they were almost dying or going into a coma due to high sugar levels. And for diabetes is silent, it is dangerous because almost everything we eat has sugar and carbohydrates, which will increase the glycemic index during digestion, so if you do not know you have diabetes and are eating things without restriction, you will have in your body glucose peaks and increases more and more sugar in the blood until it arrives at a level that you can go into a coma for that.So we have to become aware and spread this message!

So take care of your health and do blood tests regularly. Diabetes is silent, in my case I only found out because I felt the symptoms because my blood sugar level was too high. But we must always be alert, because I know people who have discovered diabetes because they were almost dying or going into a coma due to high sugar levels. Because diabetes is silent, it is dangerous because almost everything we eat has sugar and carbohydrates, which will increase the glycemic index during digestion, so if you do not know you have diabetes and you are eating things without restriction, you will have in your body glucose peaks and increases more and more sugar in the bloodstream until it arrives at a level that you can go into a coma for that. So we have to become aware and spread this message!

If you want, you can share this post or at least share the idea of this campaign, in your social networks, on Twitter everybody is using #WorldDiabetesDay hastag and spreading the message. You could share this information with the people around you and be sure to take care of your health! Let us unite against the diabetes epidemic that is happening in the world and alert everyone that diabetes should be highlighted as an important issue for world health, diabetes impacts on the health of a person are many, then we have to prevent more people develop the disease and motivate diabetic people to have the strength to control blood glucose levels to minimize risks and complications.

BlueCircleUnite.gif

assinatura-phelipe-ingles-diabetes

Deixe um comentário

